Creatina

Tempo de leitura: 4 minutos

O que é a Creatina?

A creatina é um aminoácido que conquistou atletas e praticantes de atividades físicas, em especial aqueles que praticam exercícios de alta intensidade, já que o seu efeito oferece uma série de benefícios para o melhor desempenho físico. Portanto um nutriente natural e de origem animal, a creatina é sintetizada no fígado, no pâncreas e nos rins a partir de alguns aminoácidos (glicina, arginina e metionina).

O fígado de um adulto saudável sintetiza aproximadamente 1 g de creatina diariamente, e uma dieta variada fornece mais 1 g para o organismo todos os dias. Portanto o fato de a maior parte da creatina ficar concentrada nos músculos é o que torna este o suplemento ideal para otimizar o desempenho físico. Saiba mais sobre o que é creatina, para que serve e benefícios.

Para que serve a Creatina?

A suplementação de creatina possui efeitos benéficos para aumentar a hipertrofia muscular e reduzir o dano muscular por meio da regulação de vários mecanismos, como na atuação em expressão de genes da fibra muscular, resposta inflamatória, estresse oxidativo, homeostase do cálcio e atividade das células.

Porque tomar Creatina?

Os benefícios da creatina são voltados principalmente para melhorar a ação muscular. O produto aumenta a síntese proteica favorecendo a recuperação após treinos intensos. A creatina potencializa o ganho de massa magra e o aumento da força, o que contribui para a capacidade de trabalho dos músculos.

Como tomar Creatina?

Recomenda-se a ingestão de 3 gramas por dia, é muito importante consultar um especialista antes de iniciar a ingestão da suplementação.

Creatina antes ou depois dos Treinos?

Creatina no Pré Treino:

Quando consumida no pré-treino, a creatina atua principalmente no crescimento muscular, fornecendo nutrientes que estimulam a hipertrofia e um ganho de força considerável. O foco da creatina no pré-treino são as atividades de alta intensidade em um curto período de tempo, já que o seu treino melhora e você é capaz de aumentar a carga de pesos mais facilmente.

Creatina de Pós Treino:

Quando consumida no pós-treino, a creatina exerce importante papel na recuperação dos músculos e redução da fadiga. Sendo assim, o foco do consumo desse nutriente no pós-treino são os atletas que possuem mais de um treino ao longo do dia, pois com a suplementação de creatina, você garante energia e força para melhorar a performance nas sessões de exercícios.

Quais os tipos de Creatina?

Creatina Monohidratada:

Em primeiro lugar a creatina monohidratada é a forma mais utilizada sendo eficaz, segura e facilmente absorvida pelo corpo. Portanto o consumo auxilia o organismo a manter os níveis adequados.

Creatina em Capsula:

Em primeiro lugar os suplementos possuem diferentes formas, cápsulas ou pó. Portanto algumas pessoas preferem o pó para adicionar na bebida e outros preferem as cápsulas. Os dois tipos apresentam bons efeitos sendo apenas diferente na forma de ingestão. O pó apresenta um melhor custo, mas isso vai depender da pessoa e seus objetivos.

Benefícios da Creatina:

  • Melhora da performance nos treinos
  • Fibras musculares
  • Cognição
  • Aumenta a força e recuperação
  • Diminui a fadiga muscular
  • Auxilia no controle glicêmico na composição corporal de idosos

Efeitos da Creatina:

Como resultado a creatina atua na regeneração do ATP (trifosfato de adenosina), considerado a principal fonte de energia para o organismo e sua presença é essencial para o desempenho físico, fazendo que haja uma otimização e qualidade no exercício resultando na melhora da obtenção de hipertrofia muscular. Isso ocorre porque a creatina atua na ressíntese do ATP disponibilizando energia de forma rápida para que os músculos possam utilizá-las.

Creatina emagrece?

Para que ocorra o emagrecimento é necessário um conjunto de fatores e não a utilização de um alimento ou suplemento único e isolado. Portanto a creatina deixa os músculos com mais volume devido a sua capacidade de absorver água. No entanto dependendo do seu treinamento, suplementação e alimentação, pode ocorrer uma perda de peso ou troca de tecido gorduroso por massa magra. A perda de peso pode depender de inúmeros fatores, mas nunca é associada a um único alimento ou suplemento e sim a um conjunto de fatores.

Combinações que podem ser feitas com Creatina:

Creatina + Whey Protein:

No entanto a combinação de Whey e creatina é muito boa para quem deseja ganhar massa muscular, força e energia otimizando os treinos de musculação.
https://vitaminhorse.com.br/produtos/gold-horse-907gr-vitamin-horse/

Creatina + Bcaa:

Portanto a combinação de creatina e BCAA também têm efeito positivo, tudo vai depender do treino e objetivos desejados com a suplementação. Essa decisão será em conjunto entre o paciente e profissional médico ou nutricionista. O BCAA é um aminoácido de cadeia ramificada leucina, isoleucina e valina. Que atua na massa magra, sistema imunológico, redução da fadiga e redução da dor muscular.
https://vitaminhorse.com.br/produtos/bcaa-vitamin-horse/?variant=324533692

Algumas de nossa Creatinas:

https://vitaminhorse.com.br/produtos/creatina/

https://www.xtrlabs.com.br/hyper-creatina-90caps-xtr

https://www.xtrlabs.com.br/hyper-creatine-300g

https://www.xtrlabs.com.br/hyper-kre-alkalyn-300g

https://www.xtrlabs.com.br/hyper-kre-alanine-100gr-xtr

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *