Tempo de leitura: 4 minutos
O que é a Taurina?
Em primeiro lugar a Taurina é um tipo de aminoácido encontrado em muitos alimentos e geralmente encontrado em bebidas energéticas. A taurina vem mostrando diversos benefícios à saúde e performance nos diversos tipos de Treinos, além disso, apresentou ser uma substância segura em sua utilização, dentro das doses indicadas. Em segundo lugar a Taurina é um aminoácido que ocorre naturalmente em seu organismo e está concentrado particularmente no cérebro, olhos, coração e músculos.
Diferente de muitos aminoácidos, a taurina não é utilizada para construção de proteínas, é classificada como um aminoácido condicionalmente essencial.
Pra que serve a Taurina?
- Manter as células hidratadas e com eletrólitos balanceados;
- Formação de sais biliares, dos quais favorecem a digestão;
- Regulação de alguns minerais, como cálcio nas células;
- Regulação da saúde do sistema imunológico e função antioxidante.
Considerada um aminoácido condicionalmente essencial pois a mesma pode ser produzida no organismo em pequenas quantidades para o funcionamento adequado de determinadas funções.
No entanto, em alguns casos, quantidades maiores são necessárias, fazendo então um aminoácido essencial para algumas pessoas, portanto em algumas patologias o uso se torna necessário.
Quais são os Benefícios da Taurina?
Em primeiro lugar estudos realizados com humanos, a taurina mostrou desintoxicação de produtos orgânicos que favorecem a fadiga e causam aquela queimação, vinda pela produção do ácido láctico. Também auxiliou na proteção dos danos celulares e estresse oxidativo. Além do aminoácido favorecer a performance, foi também linkado ao aumento da queima de gordura durante a atividade física. Em segundo lugar os estudos realizados em humanos indicam que atletas treinados que suplementam com a taurina experienciaram aumento da performance do exercício.
Ciclistas e corredores foram capazes de manter maiores distâncias e presenciar menos fadiga e outro estudo suporta que esse aminoácido participa do processo da redução dos danos musculares.
Participantes em uma sessão de levantamento de peso experienciaram menos marcadores de danos e dores musculares.
Portando, dentro de todos esses benefícios linkados a performance, a taurina pode ser também um auxílio na perda de peso, pois favorece a utilização da gordura por energia. Em ciclistas, a suplementação com 1,66g de taurina aumento a queima de gordura por até 16%.
Outros benefícios encontrados sobre a Taurina:
A Taurina também podem melhorar várias outras funções no organismo, como visão e audição em algumas populações.
Taurina também está presente nos olhos e com pesquisas demonstrando que problemas nos olhos podem ocorrer quando os níveis começam a diminuir e então, acredita-se de que o aumento das concentrações podem melhorar a visão.
Pelo fato da taurina auxiliar na regulação da contração muscular, a mesma pode reduzir convulsões e a tratar condições como epilepsia. Portanto seu mecanismo de funcionamento é através da ligação dos receptores de GABA, que desempenham um papel importante em controlar e acalmar o sistema nervoso central. E ainda, pode proteger as células hepáticas contra radicais livres e danos tóxicos!
Em um estudo, 2g de taurina tomadas 3x ao dia reduziram marcadores de danos hepáticos, enquanto diminuiu o estresse oxidativo.
De onde vem a Taurina?
As principais fontes de taurina são de derivados animais, como carnes, peixes e lácteos. No entanto, alguns alimentos vegetais processados contêm adição de taurina, e é bem improvável de que estes irão oferecer quantidades suficientes para melhora dos níveis. Uma dieta vasta proporciona cerca de 4 a 400mg de taurina por dia.
Taurina faz mal?
De acordo com evidências, a taurina não tem efeitos negativos quando utilizado nas doses indicadas. Indivíduos com problemas renais devem evitar o consumo deste aminoácido e dos demais, via suplementação. De qualquer forma, não se recomenda o consumo deste suplemento caso você esteja amamentando ou grávida.
Quais os efeitos colaterais da Taurina?
Não foram avaliados efeitos colaterais linkados ao produto. Portanto a dose não deve ser ultrapassada de sua indicação, caso apresente alguma condição de saúde, indicamos que procure um médico e nutricionista, inclusive se você está utilizando algum tipo de medicamento.
Conclusão sobre a Taurina:
Em primeiro lugar a taurina pode ser considerada um aminoácido essencial pois se mostrou extremamente eficaz dentro de algumas dietas, favorecendo o desempenho de atletas dentro da atividade física e complementa alguns tratamentos.
lembre-se de que os estudos ainda não estão confirmados e mais estudos ainda precisam ser feitos para confirmação dos benefícios e forma de funcionamento deste aminoácido.