Cafeína

Tempo de leitura: 7 minutos

Para que serve a Cafeina?

De maneira geral, a cafeína serve para despertar, ou seja, para promover a energia que necessitamos naqueles momentos. Recomendamos que o uso do suplemento de cafeína seja feito com aproximadamente 30 minutos de antecedência, no caso daqueles que praticam treinos.

Dessa forma, ela terá tempo suficiente para começar a agir no corpo e gerar os efeitos desejados.

Muito usada para combater os efeitos da fadiga, bem como para afastar o sono nos momentos de trabalho, por exemplo. Sendo assim, é possível notar a razão pela qual tantas pessoas se dizem apaixonadas por café.

Cafeína em Pó, Capsula ou Comprimido?

cafeína é uma substância capaz de estimular o sistema nervoso central. Alcaloide da xantina, foi identificada pela primeira vez no café e hoje é muito utilizada na culinária, na alimentação e no setor de medicamentos.

Sua capacidade de reduzir os efeitos do cansaço e aumentar o estado de alerta favorece a rotina de qualquer pessoa, inclusive praticantes de esportes e atividades físicas.

É possível ingerir a cafeína na forma de pó, cápsula ou comprimido. Na Growth você encontra suplementos de cafeína desenvolvidos com o objetivo de auxiliar no seu dia a dia e no cuidado com a saúde. Produzida com ingredientes naturais, ela oferece o suporte para quem busca uma suplementação segura.

Para os praticantes de atividades físicas e atletas, é importante combinar uma boa alimentação com o uso das cápsulas de cafeína da Growth, somado ao consumo de outros suplementos como o whey protein.

Quais os Benefícios da Cafeína?

A cafeína, além de seus efeitos energéticos, também é um grande termogênico, assim como o gengibre. A Cafeína pode elevar os níveis de energia do seu corpo no momento dos exercícios físicos, o que gera um treino mais intenso, podendo resultar numa maior perda de peso. Porém, seus efeitos termogênicos tem o poder de deixar esse processo ainda mais rápido e eficaz.

A indicação dos especialistas é de que seja feito o consumo de uma cápsula ao dia. Assim, é possível garantir que efeitos como vasodilatação, oxidação lipídica, performance nos treinos, foco e concentração estejam sempre prontos para agir em seu corpo.

Pessoas que sofrem de insônia, gastrite e úlcera, por exemplo, não pode consumir níveis muito altos de cafeína.

Quais pessoas devem fazer o uso da Cafeína?

Recomendado para as pessoas que realizam atividades físicas frequentemente ou são atletas. Profissionais devem ficar atentos quanto ao uso de substâncias para ganho de energia em razão das regras envolvendo cada prática esportiva.

A prescrição quanto ao uso de cafeína de forma frequente, assim como de qualquer substância, deve ser realizada e acompanhada por um profissional da área de saúde e nutrição.

Isso porque o consumo excessivo dessa substância pode causar danos à saúde.

Quanto o tempo de ação da Cafeína?

Praticantes de atividade física que desejam usar a substância como estimulante, é recomendado o consumo do suplemento aproximadamente 30 minutos antes da prática da atividade.

Com isso, o corpo terá o tempo necessário para absorver e sentir os efeitos estimulantes do composto.

Largamente utilizada para combater os efeitos do cansaço, bem como para afastar o sono e manter a mente desperta.

Como a Cafeína auxilia no emagrecimento?

A cafeína não tem um efeito direto no emagrecimento, entretanto, alguns efeitos secundários podem contribuir para a perda de peso. Como a substância acelera o metabolismo e mantém a pessoa estimulada, aumentando a energia e disposição, ela acaba contribuindo para o aquecimento do corpo e a movimentação, favorecendo a perda de peso.

Considerar que uma estratégia de emagrecimento deve ser elaborada em conjunto com um profissional da área de saúde e nutrição.

O paciente não deve ingerir suplementos ou “emagrecedores” sem acompanhamento médico, visto que isso pode trazer prejuízos para a saúde.

Qual melhor para consumir a Cafeína?

A ingestão de cafeína com o propósito de melhorar o desempenho durante uma atividade física deve ser feita sempre 30 minutos antes da atividade.

Importante considerar que os efeitos podem durar algumas horas, por isso, não é recomendado consumir o suplemento em horários próximos à hora de dormir.

Algumas pessoas conseguem ter uma noite de sono tranquila mesmo após o consumo da cafeína, entretanto, outras podem ter insônia e dificuldade de ter uma boa noite de descanso. Como o corpo precisa descansar, inclusive para o processo de recuperação muscular, avalie com cuidado a sua rotina e organize a agenda para que a ingestão da cafeína não atrapalhe o seu sono.

Principais alimentos que contém Cafeína:

A cafeína é uma substância que favorece a estimulação do sistema nervoso central. Alcaloide da xantina, ela foi identificada pela primeira vez no café e por isso o produto está muito associado com a substância.

Além do café, encontrada em inúmeros outros produtos alimentícios, consumidos mundialmente, como é o caso do chocolate e do chá mate.

Geralmente, todos os alimentos derivados de café e chocolate têm cafeína na sua composição e, por isso, propriedades estimulantes e energéticas. Além disso, os energéticos também se destacam pela alta concentração de cafeína.

Qual a dose diária recomendada de Cafeína?

A indicação dos especialistas que suplementam a substância é de que seja feita a ingestão de uma cápsula ao dia. Dessa forma, o paciente consegue ter os efeitos da vasodilatação, oxidação lipídica, melhora na performance nos treinos, foco e concentração, sem causar prejuízos ou efeitos colaterais para a saúde.

Entretanto, quem tem problemas como insônia, gastrite e úlcera, por exemplo, deve ter um cuidado extra antes de ingerir cafeína. Por isso é importante buscar a orientação de um profissional da área de nutrição a fim de montar uma estratégia de alimentação, treino e suplementação alinhados às suas necessidades.

Efeitos colaterais e contraindicações da Cafeína?

Considerada uma droga que pode levar à dependência química. O consumo excessivo e a posterior ausência de ingestão pode provocar crises de abstinência.

Por esse motivo no Brasil, os suplementos de cafeína para atletas são liberados apenas quando a substância é isolada em produto pronto para o consumo.

Quanto aos efeitos colaterais da cafeína, o consumo em excesso ou por pessoas sensíveis à substância pode causar dores de cabeça, insônia, irritação, ansiedade e perda de memória.

Qual os benefícios da Cafeína para Atletas?

Comprovadamente benéfica para a melhora do desempenho de atletas. Responsável por favorecer o rendimento físico e o aumento da eficiência e da produção de energia, ela é uma das substâncias mais comuns encontradas na alimentação e que tem esse potencial energético.

Os atletas já se utilizam de nutrientes com o objetivo de aumentar a eficiência durante as atividades e o ganho de energia. Isso pode ser feito com dietas ricas em gordura, uso de creatina, L-carnitina e cafeína.

Alguns de nossos produto que contém cafeína em sua formulação:

https://vitaminhorse.com.br/produtos/pre-treino/

https://vitaminhorse.com.br/produtos/treino/

https://vitaminhorse.com.br/produtos/termogenico/

https://vitaminhorse.com.br/produtos/thermo-whey/

https://vitaminhorse.com.br/produtos/cafeina/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *