Tempo de leitura: 5 minutos
O que é a palatinose?
Em primeiro lugar para quem não conhece a Palatinose é um tipo de carboidrato muito especifico que pertence a família dos dissacarídeos.
Portanto o que diferencia dos outros suplementos é que se metabolismo é lento, não provoca picos com altas taxas de glicose no sangue, inclusive é um ingrediente muito usado em produtos para diabéticos e disposições pré-diabéticas.
Acima de tudo a forma como o organismo usa a energia vinda deste produto faz com que ela seja muito mais eficaz e poderosa que alguns alimentos como por exemplo a famosa batata-doce. Um carboidrato saudável é um carboidrato do “bem” e vai ajudar você a ter um corpo forte, em forma e saudável.
Acima de tudo de onde vem esse nutriente? A Palatinose é um tipo de carboidrato retirado de diferentes tipos de alimentos como a beterraba, mas que também pode ser encontrado no mel e na cana de açúcar. Portanto ela é obtida por meio de um processo de aplicação de enzimas nesses alimentos.
Palatinose, quais são os componentes?
Em primeiro lugar a Palatinose é um dissacarídeo encontrado naturalmente em alguns alimentos como cana de açúcar, mel e beterraba. É formada através das ligações entre glicose e frutose ( Tipo de açúcar encontrado nas frutas ) e por este motivo possui sabor adocicado suave, apresentando cerca de 50% da doçura da sacarose sendo usada como substituição ao açúcar em países como Japão.
Portanto mesmo sendo doce e formada por glicose e sacarose ela tem índice glicêmico baixo, tem digestão lenta, nenhum perigo para sua dieta de redução de peso ou risco de aumento das taxas de gordura.
Como resultado por ser lentamente digerida pelo organismo ela apresenta baixo índice glicêmico, o que aumenta a sensação de saciedade por mais tempo e faz com que o corpo não precise produzir muita insulina. Com isso, a Palatinose não gera diabetes e não agrava o estado de saúde das pessoas portadoras de diabetes ou pré-diabéticas.
Pra que serve a Palatinose?
Acima de tudo a Palatinose é um fonte de energia, este suplemento é usado para potencializar sua força e seu desempenho nos treinos e competições. Ela fornece energia gradativamente e por isso tende a aumentar o sua capacidade atlética em sessões de exercícios físicos de longa duração, assim como nos treinos de alta intensidade. Portanto por ser um carboidrato saudável, ela aumenta a geração de energia, com energia “limpa” e saudável você poderá ter melhores resultados no que se refere a queima de massa gorda e também na hipertrofia.
Quais são os benefícios da Palatinose?
Veja na lista a seguir quais são seus Benefícios:
- É adocicada e saborosa;
- Digerida lentamente;
- Estimula melhoria da circulação sanguínea;
- Baixo índice glicêmico o que auxilia tanto na redução de gorduras quanto na hipertrofia;
- Mantém a capacidade e força durante treinos mais longos;
- Promove a saúde digestiva;
- Auxilia na saúde dental por prevenção de cáries.
Quando se deve consumir a Palatinose?
Em primeiro lugar devido a sua característica de não elevar a concentração sanguínea de glicose ela pode ser consumida a qualquer hora do dia ou da noite.
Quando falamos em energia lembramos de treino e por isso as refeições que antecedem o treino podem ser os momentos mais indicados para o atleta ingeri-la, pois neste caso o beneficio será manter a oferta de energia durante o treino.
Em segundo lugar temos outro período indicado para consumir a Palatinose, são aquelas refeições que antecedem um longo período em jejum, como a ceia, que você faz logo antes de dormir. Portanto dessa forma, você vai ter fornecimento de energia durante esse período em que o organismo não recebe nutrientes provenientes dos alimentos.
Como a Palatinose age no organismo humano?
Acima de tudo quando ingerida, a Palatinose é hidrolisada no intestino delgado por nossas enzimas digestivas, na digestão de Palatinose, a oferta de glicose e frutose ocorre consideravelmente mais lenta que aquilo que ocorre com o açúcar.
Portanto devido à digestão mais lenta e também da absorção das moléculas de glicose e frutose ocorrer de forma atrasada, temos uma baixa oscilação no aumento de glicose sanguina, ou seja, este produto não eleva o “açúcar do sangue”.
Qual a forma correta de usar a Palatinose?
Acima de tudo a Palatinose pode ser consumida em qualquer refeição. Portanto sua característica de baixo IG (em torno de 32) faz com que ela possa ser ingerida a qualquer hora do dia. Porém, o ideal é fazer o uso dela nas refeições que antecedem um treino ou antes de períodos de longo jejum.
Use como adoçante em receitas e preparações culinárias ou até mesmo no cafezinho.
Para quem a Palatinose é indicada?
Acima de tudo ela pode ser usada por todas as pessoas inclusive portadores de diabetes. Todos podem consumi-la afinal por mais que o individuo esteja restringindo carboidratos na sua dieta, a palatinose cabe até naqueles métodos mais restritivos como a cetogênica onde o consumo de carboidrato é limitado a aproximadamente 5% de carboidratos do Valor Calórico Total consumido.
De baixo Índice glicêmico ela ajudará no controle das taxas de gordura corporal, isso faz com que ela seja bem indicada para dieta de hipertrofia ou redução de gorduras, sua aplicação poderá potencializar o efeito da dieta praticada.
Contraindicações da Palatinose:
Não existe contraindicação para o consumo deste produto. Porém é recomendado pela legislação brasileira que grávidas, lactantes, crianças, idosos, pessoas com alergia ou hipersensibilidade ao carboidrato assim como pacientes com diabetes consultem médico/nutricionista antes de fazer o uso desse suplemento.
Efeito colateral da Palatinose:
Não existem efeitos colaterais para quem faz o uso indicado da Palatinose. Porém em alguns casos quando ocorre consumo muito elevado pode ocorrer desconfortos gástricos.
Consuma a Palatinose nas quantidades recomendadas ou consulte um nutricionista para melhor aplicação do produto.