Triptofano

Tempo de leitura: 5 minutos

O que é Triptofano?

O triptofano é um aminoácido essencial, cuja principal função é sobrepor o neurotransmissor serotonina. Portanto a serotonina desempenha papel importante no sistema nervoso, sendo responsável pela regulação do sono, temperatura corporal, apetite, humor, atividade motora e funções cognitivas.

Uma de suas principais características é que não produzido pelo organismo. Portanto, sua ingestão depende de uma dieta balanceada ou do uso de suplementos.

Para que serve o Triptofano?

Em primeiro lugar o triptofano é usado como suplemento dietético, indicado por alguns profissionais da saúde como alternativa terapêutica no tratamento de estresse, hiperatividade, depressão e distúrbios do sono.

A suplementação de triptofano atua no organismo reduzindo os níveis de estresse, melhorando a resistência à insulina e auxiliando na promoção da homeostase neuroendócrina, mantendo o equilíbrio das atividades nervosas e hormonais do corpo.

Qual é a função do Triptofano?

A função do triptofano não se limita apenas à sua contribuição no crescimento normal e na síntese proteica, mas também na regulação de importantes mecanismos fisiológicos.

Portanto entre suas inúmeras funções, vale destacar a influência na qualidade do sono, que é muito importante para atletas e praticantes de atividades físicas de forma geral ( Pois com uma boa noite de sono e descanso ocorre a hipertrofia muscular ). Ele também atua no combate à fadiga e na parte comportamental.

Além disso, o triptofano é precursor da vitamina B3 (niacina) e é um dos aminoácidos que estimulam a secreção de insulina e hormônio do crescimento.

Quais são os benefícios do triptofano?

O triptofano se destaca especialmente em áreas relacionadas à fadiga e ao comportamento. Outros benefícios do triptofano incluem:

  • melhora da qualidade do sono;
  • redução do estresse;
  • combate à depressão;
  • controle da ansiedade;
  • melhora do humor;
  • redução da sensação de cansaço;
  • aumento do período de saciedade;
  • aliado no controle do peso.

Como tomar triptofano?

Pesquisas indicam que o seu uso deve ser feito após a última refeição, entretanto, isso não é um consenso e sempre deve ser considerada a necessidade de conversar com o seu medico ou nutricionista.

Por se tratar de uma substância que auxilia no processo de relaxamento na hora de dormir, é comum que a sua indicação seja de ingestão à noite.

Avaliar as particularidades do paciente e a combinação de aminoácidos e vitaminas que vão compor a sua estratégia vai fazer toda a diferença no resultado final.

Vale destacar ainda que gestantes, crianças e pacientes portadores de doenças devem estar ainda mais atentos à necessidade de orientação médica e nutricional.

Qual é a quantidade recomendada de triptofano?

A quantidade de triptofano a ser ingerida depende de uma análise concreta acerca das particularidades de cada paciente. Portanto a quantidade de triptofano a ser suplementada pode ser menor ou maior, variando de paciente para paciente.

Portanto alguns estudos direcionados à quantidade diária de triptofano indicam que o aumento da ingestão diária até o limite de 10 mg/kg pode apresentar melhora no humor, redução dos índices de depressão e de ansiedade.

Então se você tem problemas de sono ou está procurando alternativas de suplementação focadas na melhora da sua qualidade de vida, desempenho nos treinos, estratégias de emagrecimento ou outro motivo, converse com seu nutricionista para começar a utilização do triptofano.

Alimentos ricos em triptofano:

O triptofano assim como outros aminoácidos essenciais importantes para a nossa saúde, pode ser ingerido por meio da dieta alimentar.

Segue alguns alimentos que possuem uma certa quantidade de triptofano:

  • cacau (está presente nas sementes) – você pode consumir chocolates, preferencialmente os que têm alta concentração de cacau (70% ou mais);
  • aveia (que também atua no equilíbrio da flora intestinal);
  • banana – considerada uma excelente fonte do aminoácido;
  • amêndoas;
  • mel;
  • sementes de girassol;
  • castanha de caju;
  • nozes; e
  • peixes.

Uma dieta equilibrada pode ser suficiente para a ingestão das quantidades diárias de triptofano. Entretanto, em alguns casos, especialmente dependendo dos hábitos e das necessidades do paciente, pode ser interessante suplementar.

Excesso de triptofano no organismo:

Uma das preocupação que deve ser levada em consideração, já que alguns nutrientes, quando ingeridos em excesso podem causar problemas de saúde e gerar efeitos colaterais indesejados ou até mesmo contrários ao objetivo do paciente.

então em relação ao triptofano, não existem estudos definitivos acerca dos efeitos do excesso de triptofano no organismo. Isso significa que você deve consumir o suplemento na quantidade e forma indicadas pelo seu nutricionista e/ou endocrinologista.

Triptofano: benefícios para atletas:

Em primeiro lugar sua relação à atividade física, há envolvimento do triptofano tanto em exercícios de longa duração como de curta duração, com redução da sensação de desconforto e aumento do tempo total de treino.

Portanto esses resultados estão relacionados com os efeitos do triptofano e da serotonina no sistema nervoso, fazendo com que haja menor percepção de esforço e de cansaço.

Acima de tudo os estudos envolvendo a prática de exercícios físicos e a metabolização de aminoácidos essenciais demonstram que existe uma relação importante entre o rendimento durante a prática de atividades físicas e a quantidade de proteínas e aminoácidos presentes no organismo.

Portanto não é por acaso que os aminoácidos como o triptofano vêm ganhando destaque na suplementação nutricional de atletas de alto rendimento e praticantes de atividades físicas.

Triptofano emagrece?

Como precursor da serotonina, o triptofano ajuda no emagrecimento. Com quantidades normais desse neurotransmissor, o indivíduo atinge a saciedade mais facilmente e consegue maior controle sobre a ingestão de açúcares.

Portanto essa substância tem como uma de suas possíveis funções a supressão da fome e da ingestão de alimentos, de modo que a variação de serotonina gera efeitos sobre a compulsão alimentar.

Visto que os níveis adequados da serotonina no cérebro dependem da ingestão alimentar de triptofano, esse aminoácido é uma alternativa viável para o controle de peso.

Alguns de nossos produtos que contém Triptofano:

https://vitaminhorse.com.br/produtos/polivitaminico/

https://vitaminhorse.com.br/produtos/whey-protein-gold-horse-907gr-vitamin-horse/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *