Tempo de leitura: 4 minutos
O que são os Aminoácidos Essenciais?
Um ponto muito importante para quem busca um estilo de vida saudável é o consumo correto dos aminoácidos essenciais. Eles têm esse nome pois são fundamentais para a saúde e funcionamento do corpo. Mas como o corpo humano não produz, eles devem ser obtidos pela alimentação ou suplementação.
Os aminoácidos são como “Blocos” que se juntam para formar as proteínas. Existem diferentes tipos desse nutriente, que trazem diversos benefícios para a saúde, como por exemplo, a recuperação muscular e um melhor funcionamento do sistema imunológico.
Você sabe quais são os aminoácidos essenciais e para que eles servem? Caso a sua resposta seja não, não se preocupe! Nós iremos lhe ajudar e tirar todas as suas duvidas.
Quais são os aminoácidos essenciais para o corpo?
Existem cerca de 20 Aminoácidos diferentes, que são divididos em duas classes: os essenciais e os não essenciais.
Os Aminoácidos Essenciais o nosso corpo não consegue produzir , que são achados somente em alimentos ou suplementos. No total, temos 9 aminoácidos essenciais, como mostraremos a seguir.
Triptofano
O triptofano é um aminoácido essencial utilizado pelo cérebro para produzir a serotonina, um neurotransmissor ( Irá lhe trazer noites de sono melhores). Conhecido por auxiliar no combate do estresse, depressão e promover o bom humor e a felicidade. Encontrado em carnes, leguminosas e até mesmo em chocolates amargos, ou 70% cacau.
Fenilalanina
A fenilalanina serve para aumentar a capacidade mental e melhorar o humor. Age também como um inibidor natural da fome e em alguns casos utilizado em dietas de emagrecimento na forma de suplemento. Encontrada principalmente em carnes e laticínios.
Leucina
Um dos principais aminoácidos essenciais para quem frequenta academia, a leucina estimula o crescimento das fibras musculares e oferece ATP (Energia) para os músculos. A melhor forma de consumi-la é em carnes, incluindo aves e peixes, feijão, vegetais e laticínios.
Valina
Outro aminoácido essencial para frequentadores de academia é a valina. Ela corresponde a cerca de 70% das proteínas musculares em nosso corpo. Além disso, ajuda a fortalecer o sistema imunológico e a combater o estresse. Encontrado em carnes, leguminosas, ovos e laticínios.
Isoleucina
A isoleucina fornece energia e contribui para recuperação muscular após os treinos. Por isso, é um dos aminoácidos essenciais mais importantes para os atletas e ou frequentadores de academia, já que a falta dele pode gerar fadiga muscular. Possível encontrá-lo em ovos, leites e derivados e oleaginosas.
Lisina
A lisina contém propriedades antivirais, por isso auxilia no combate de doenças como herpes e outras infecções. Ajuda também a diminuir o LDL ( colesterol ruim ) e contribui para o crescimento dos músculos. Encontrada em carnes, incluindo aves e peixes, frutos-do-mar, sementes, oleaginosas e leguminosas.
Treonina
Importante para a saúde da pele, pois ajuda na síntese do colágeno e da elastina. De forma simples, auxilia nos processos de cicatrização e mantém a pele mais vistosa e bonita. Encontrado em castanhas, leguminosas, cogumelos e abacates.
Metionina
Um aminoácido essencial para o sistema cardiovascular. Ele ajuda no funcionamento do fígado e no tratamento de doenças como mal de Parkinson, depressão e combate a dores musculares. Está presente em carnes, frutos-do-mar, leites e derivados, ovos e oleaginosas.
Histidina
Sintetizado naturalmente pelo organismo. Ele atua na regeneração dos tecidos, auxilia o sistema cardiovascular e cerebral. Capaz de se converter em histamina, um composto fundamental para o sistema imunológico. Encontrado em carnes, leguminosas, cereais integrais, leites e derivados.
Como suplementar esses aminoácidos de forma adequada?
Quando consumidos na forma de suplemento alimentar, os aminoácidos são rapidamente absorvidos pelo organismo e utilizados na síntese proteica.
Essa filtração só é possível porque não é preciso a ação de enzimas proteolíticas para sua hidrólise, como acontece no caso das proteínas. Portanto esse nutriente na forma de suplemento já se encontra em sua forma de máxima biodisponibilidade.
Os três melhores suplementos de aminoácidos são: BCAA, creatina e glutamina. Entenda mais sobre cada um deles.
BCAA
Os BCAAs contém 3 aminoácidos essenciais: leucina, isoleucina e valina. Eles atuam como importante fonte de energia muscular. O BCAA estimula a síntese proteica e diminui o catabolismo muscular.
Creatina
A creatina é um aminoácido não essencial, que é produzido em baixa quantidade pelo organismo.
Acima de tudo contribui de três formas: aumento da força muscular, como resultado do aumento da expressão de miosina de cadeia pesada; evita o catabolismo e aumenta o volume celular, estimulando a síntese proteica.
Glutamina
A glutamina é sintetizada pelo corpo, porém não em quantidade suficiente para quem busca alto rendimento durante o treino. Sua suplementação pode atenuar o estresse oxidativo, reduzir a quantidade de lesões celulares decorrentes de exercícios físicos exaustivos e melhora a defesa imunológica.
Link permanente