Whey Protein

Tempo de leitura: 11 minutos

Whey Protein para Leigos:

Basicamente o que é Whey Protein?


Whey Protein é a principal fonte de suplementação proteica que existe, auxiliando como nenhum outro produto na construção, desenvolvimento e ganho de massa muscular. Caso você tenha duvida de como tomar whey, se você quer saber qual é o melhor horários para tomar whey ou se whey engorda, para que serve ou como hipertrofiar os músculos suplementando com whey protein, nós vamos te ajudar.

Nosso intuito é te orientar da melhor forma possível, te oferecendo um conteúdo de qualidade para que você tenha benefícios e possa evoluir visando saúde e qualidade de vida. Vamos derrubar muitos mitos e comprovar outros.

Uma das desmistificações a serem feitas é mostrar que suplemento não é algo que prejudica sua saúde ou faz mal e sim é uma forma de levar nutrientes para seu corpo funcionar com maior eficiência.

O soro do leite (whey), quando processado (filtrado), passa por uma série de etapas de filtragem, a cada etapa vai se concentrando a quantidade de proteínas, tornando-se um produto de alta qualidade biológica, cumprindo assim, uma função muito específica, nutrir os músculos com os aminoácidos necessários para regenerá-los.

Agora que voce já sabe o basico do Whey Protein veja:

Você tem duvidas sobre o que é Whey Protein?


Whey é soro de leite e protein significa proteína, conhecido também como proteína do soro de leite. Whey protein tornou-se o produto mais procurado nas lojas de suplementos e academias, por ser intitulado como o responsável pelo ganho de massa muscular, é intensamente utilizado por atletas fisiculturistas profissionais, amadores ou adeptos da musculação em todo planeta Terra.

Bem, todo processo de produção começa com o leite, principal matéria-prima utilizada na produção do seu Whey Protein. O leite compostos proteicos: A Caseína 80%, B Soro 20% (whey), ao adicionar enzimas (coalho) ao leite altera-se o pH e assim se separa os dois elementos, a caseína coagulada virando queijo e o soro processado se tornar o whey protein.

Os processos para tornar o soro líquido em whey em pó são, fundamentalmente, dois: trocas iônicas e filtragens. A quantidade de etapas determinará o tipo de proteína a ser ofertada ao mercado, classificadas como: concentrada (WPC), isolada (WPI) e hidrolisada (WPH).

A concentração proteica varia de acordo com o número de etapas acrescentados no processo de filtragem, quanto mais isola-se a proteína, mais caro fica o produto, e claro, ao remover todos os outros nutrientes até isolar, quase que totalmente a proteína, tornando-a uma substância de alto valor biológico e extremamente eficiente em sua função.

E como se transforma o soro líquido em pó? Depois de filtrado e ionizado o que resta é pasteurizada, evaporada e seca a frio para evitar que a proteína desnature.

Duvidas frequentes sobre o Whey Protein

Como ganhar massa muscular tomando Whey Protein?


Quando se treina em uma academia, utiliza-se táticas como, a fadiga por repetição ou carga altas, tudo com o intuito de fazer as fibras musculares sofrerem danos, causando micro lesões. A tendência natural é que ao se recuperar adequadamente, o músculo machucado, cresça, aumentando o número de fibras e preparando-se assim, para o próximo esforço, esse milagre causa o que conhecemos como hipertrofia muscular. Este só é possível se as células receberem um micronutriente, a proteína. Isso porque, os músculos são formados essencialmente de água, glicogênio e muita, muita proteína, basicamente o músculo e proteína. Consequentemente para ganhar massa muscular é necessário, muito treino, disciplina e muita proteína que deve ser adquirida por meio dos alimentos, limpos e saudáveis e por suplementação, para conseguir bater a quantidade absurda de proteínas que nosso corpo precisa para hipertrofiar.

Whey Protein para Vegetarianos:


Você, que não come carne, sabia que o whey é a melhor fonte de proteína que existe? Dentro das várias correntes de vegetarianismo existem as que aderem a prática de reposição proteica com o uso de laticínios e ovos. Neste caso o whey protein entra como uma excelente alternativa de das fontes proteicas para uma suplementação completa. Melhorando a disposição, a formação e o crescimento.

Existe Whey Protein Vegano?


A pergunta perde o sentido quando sabemos que um vegano não se alimenta com nenhuma fonte de origem animal, logo se o whey é uma proteína do soro do leite, então um vegano não consome, por esse motivo não existe whey para veganos. No entanto existe suplemento de proteína para veganos, elas são retiradas e isolada de fontes vegetais como soja, ervilha e arroz são capazes de promover os mesmos ganhos do whey protein. Já é comprovado que a suplementação a base de proteínas vegetais é tão eficiente quanto a animal. Proteína vegana.

Whey Protein serve para que?


Os nossos músculos são formados por três substâncias essenciais: água, glicogênio e, principalmente, proteínas. Se você é um ciclista, maratonista ou fisiculturista, não importa a categoria ou o nível profissional, qualquer um, precisa de suplementação proteica por uma série de motivos, mas essencialmente, o whey vai servir para a recuperação e construção de massa magra, que se faz necessário depois de longos e intensos treinos, seja treino de resistência ou treino de força.

Sabe aquelas dores musculares que sentimos alguns dias depois de um treino intenso? Essas dores são um sinal muito positivo de seu corpo reagindo e se adaptando, estas dores, nada mais é do que seu corpo regenerando seus músculos. Agora adivinhe o que ele usa como nutriente para essa regeneração acontecer? Isso mesma proteína. Ao se regenerar, o músculo cresce mais um pouquinho, criando novas fibras, se preparando para o próximo esforço intenso, e assim com muito esforço, foco, constância e determinação um corpo comum pode se tornar uma máquina biológica espetacular.

Quais são os tipos de Whey Protein?


Como falamos anteriormente, existem três variações de whey protein são eles:

Whey concentrado

Concentrado (WPC) – Quando o soro do leite é submetido, praticamente, a uma filtragem conservando grande parte dos carboidratos como a lactose, minerais e gorduras do leite.

Como se fez apenas uma filtragem não houve o isolamento de proteínas, sendo assim, a quantidade de proteína no concentrado é menor e por isso ele é mais barato. Isso não significa que ele é menos eficiente do que os outros tipos. Tudo depende da estratégia a ser adotada por você e seu nutricionista.

Whey Isolado

Isolado (WPI) – Por meio de muita tecnologia e pesquisa chegou-se ao whey protein isolado com cerca de 90% de proteína, os processos envolvem diferentes técnicas de filtragem e ionização (ion exchange) das substâncias retirando quase que totalmente as gorduras, carboidratos e vitaminas, deixando a bem maior a concentração de aminoácidos, com tudo isso a absorção torna-se muito mais rápida.

Dica Bônus: Atenção, atente-se para a estratégia adotada pelo seu nutricionista, não significa que uma absorção rápida seja boa ou ruim tudo depende do objetivo. A maioria dos atletas suplementam-se com utilizando os dois tipos de whey tanto o concentrado assim como o isolado.

Whey Hidrolisado

Hidrolisado – O soro hidrolisado seria para as pessoas que encontram dificuldade de quebra dos aminoácidos e acabam lançando na atmosfera sons e odores, não muito agradáveis, a indústria criou o whey protein hidrolisado, nesta versão os aminoácidos são quebrados por meio de uma técnica que aprendemos na escola, a hidrólise, isso faz com que este produto tenho um cheiro intragável, horrível, tornando-o quase impossível o consumo do mesmo. Rarissimamente você encontrará whey hidrolisado de verdade, porque o gosto é horrível.

Se você não estiver muito bem orientado, ou saber muito bem o que está fazendo, nem procure por este produto porque o que pode acontecer é que, ao invés de você ter um crescimento muscular, você vai ter um xixi muito, muito caro.

Apesar de todo o material que existe a disposição as pessoas ainda têm muitas dúvidas como esta, a resposta é simples: Depende! Depende da estratégia e de seu objetivo, agora normalmente a ingestão do whey deve ser realizado com apenas água. Coloca-se em um recipiente a quantidade determinada, adiciona-se água, em torno de 300ml para melhor absorção dos micronutrientes, e bata, balance até a solução dissolver, estando pronta para o consumo. Pense o quanto a vida é boa e nada impede você realizar algumas receitas com whey protein e sentir satisfeito, com a sensação de missão cumprida.

Como tomar Whey Protein?


Acima de tudo para saber como tomar whey com as quantidades adequadas para seu corpo você deve fazer algumas continhas antes. Primeiro saiba compreender qual é a intensidade de suas atividades ou treinos diários.

Se seus treinos estiverem entre moderados e intensos você fará o seguinte cálculo: 2g x seu peso = a quantidade de proteínas a ser ingerida por dia.

Exemplo: 2g x 60kls = 120g de proteínas a ser consumida por dia para uma pessoa de 60 quilos.

Portanto atenção: Muita atenção deve-se fazer esse cálculo de ingestão de proteínas somando todos os alimentos que você utiliza em sua dieta diária mais o seu SUPLEMENTO a base de WHEY e não somente o whey.

Whey Protein em comparação com outros alimentos:

Acima de tudo alimentos de origem animal que contem quantidade de proteínas em 100 g Carne de frango 32,8 g Carne bovina – Patinho 35,9 g Carne bovina – Maminha 20,9 g Carne bovina – Coxão mole 32,4 g Peito de peru 32,8 g Salmão 23,8 g Sardinha 25 g Camarão 24 g Queijo 26 g Ovo 13 g Os alimentos de origem vegetal também são excelentes fontes de proteínas, confira: Alimentos de origem vegetal Quantidade de proteínas em 100 g Soja 12,5 g Aveia em flocos 13,9 g Quinoa 12 g Lentilhas 9,1 g Tofu 8,5 g Feijão 6,6 g.

Prestando atenção podemos perceber e a quantidade de proteína a ser ingerida adequadamente por um atleta de alta performance, é simplesmente insana, por esse motivo todo atleta faz suplementação alimentar para dar conta de bater a quantidade de micronutrientes e micronutrientes que o organismo recruta diariamente.

Portanto não é recomendado o consumo acima de 20 a 25 gramas de proteína fornecida pelo whey protein por dia, o restante das proteínas deve ser obtido através da ingestão de alimentos sólidos.

Quando tomar Whey Protein?


Acima de tudo muitos mitos se formaram sobre esta questão, qual a melhor hora para a suplementação com whey, antes, durante ou depois do treino e um consenso é que o consumo de proteínas deve ser feito durante todo dia, o importante é bater a quantidade de aminoácidos que seus músculos necessitam para se recuperarem.

Portanto para evitar uma indigestão ou desconforto gástrico, o famoso “pum”, recomenda-se que ele seja bebido pelo menos uns 40 a 50 minutos antes do treino.

Whey Protein engorda?


Acima de tudo quando ingerimos, seja o alimento que for, em uma quantidade acima do que nosso corpo necessita começa a acontecer algo fantástico com nosso organismo.

Sendo assim ele começa a formar reservas desses alimentos (nutrientes) em forma de gordura, (tecido adiposo) que vão se acumulando, aumentando o volume corporal, trazendo riscos à saúde.

Logo a resposta para a pergunta: whey protein engorda? Depende, se ingerido em quantidades excessivas, sim. Além de engordar as pessoas que se alimentam em excesso podem desenvolver outros problemas como cálculo renal.

Isso acontece porque, nosso corpo se adapta rapidamente a uma série de situações que a expomos, olhe só pense que você comece a consumir mais que 2,5 gramas por quilo de peso corporal, naturalmente seu corpo irá expelir este excesso de proteína pela urina, ao longo dos anos de este excesso começa lentamente a sobrecarregar seu fígado, responsáveis pela metabolização liberando ureia que vai para os rins que transforma a em urina que será expelida. Por isso, cuidado quem apresenta algum problema hepático ou nos rins, não suplemente sem indicação médica.

Nosso Whey Protein:

https://vitaminhorse.com.br/produtos/whey-protein-gold-horse-907gr-vitamin-horse/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *